segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Pequenos Gestos que salvam Vidas

O grupo NS EFA de Dardavaz, realizou no passado dia 20 de Julho na feira semanal de Tondela, uma iniciativa inédita. “A Feira da Saúde”!
Esta, consistiu em demonstrar e aplicar todos os conhecimentos a nível de primeiros socorros que foram desenvolvendo no curso.
No entanto, esta tarefa foi cuidadosamente aperfeiçoada e trabalhada. Apesar de todo o esforço que já tinham encetado durante as sessões, no dia 17 de Julho deslocaram-se até à Sr.ª da Ribeira em Santa Comba Dão para aí efectuarem o derradeiro e último exercício antes do “Dia D”.
Às 9 da manhã encontraram-se no local do curso e de autocarro partiram para o destino, onde chegaram por volta das 10horas. Já com os grupos divididos previamente, a formadora de primeiros socorros atribuiu as situações limite. As formandas depressa puderam pôr “mãos à obra” e assim serem avaliadas perante o seu desempenho. Logicamente que os nervos eram bastantes, mas com primor superaram todas as adversidades e a confiança estava em alta para o exercício que iria decorrer na feira.
No dia 20 de Julho, pontualmente às 8:30 da manhã o grupo encontrou-se no local combinado. “A Feira da Saúde” ía ter o seu início e com garra montaram toda a parafernália de equipamentos necessários.
A tenda rapidamente se fez notar e em minutos a afluência fez-se sentir de forma muito constante.
Desde a medição de diabetes e tensão até há reanimação cardio-pulmonar, tudo foi meticulosamente demonstrado e devidamente explicado às várias dezenas de pessoas que voluntariamente se colocaram “nas mãos” das nossas “enfermeiras por um dia”.
Um verdadeiro sucesso!
Por volta do meio-dia, as formandas recolheram todos os seus haveres e retornaram para a associação com o sentimento de dever cumprido.
Sem dúvida um dia carregado de emoções que foi demonstrativo da necessidade cada vez maior de interiorizar-mos este tipo de aprendizagens, mas acima de tudo as formandas tiveram verdadeira consciência do bem que facultaram há comunidade que as acolhe.
Um dia frutífero e que, já, com saudade relembram esperando puder fazer cada vez mais e diferentes actividades que valorizem todos os seus esforços e contribuam para uma vida melhor para todos.